18 de ago. de 2010

O que fazer quando uma evidência indicar que a Igreja é falsa?

Às vezes nos deparamos com um vídeo, livro, blog ou noticia que não só ofende o que a Igreja prega, mas também “prova” que a Igreja se equivocou. Percorrendo a internet não será difícil encontrar objeções à crença mórmon. E também não é raro que a história da Igreja, especialmente a história de Joseph Smith seja atacada. Os argumentos são bem forjados e muitas vezes há indicações históricas dos fatos – que fundamentam as críticas. Qualquer um de nós pode se deparar com tais coisas.

Pessoalmente já me senti desejoso de responder a cada objeção que encontrei de maneira longa e bem fundamentada. E embora tenha capacidade e meios de fazê-lo, logo percebi que tal ato seria tolice – pois fomentaria mais as polemicas e criticas, e serviria, não ao propósito de Deus, mas ao do diabo – que é o pai da discórdia (3 Néfi 11:29). Com isso, não quero dizer que fugirei da luta, ou que não defenderei o que sei ser verdadeiro – mas que responderei como Cristo responderia: às vezes o silencio será suficiente (Lucas 23:9), às vezes uma declaração de fé bastará, às vezes uma escritura será a melhor resposta e às vezes o uso da lógica se adequará.

Ao vermos uma crítica, que parece tão bem fundamentada e plausível, devemos lembrar nosso testemunho. Mas nós temos um testemunho? Sabemos o que sabemos por revelação? Se basearmos nossa crença na arqueologia, nas teorias cientificas ou nas amizades – corremos o risco de trocar a salvação e a felicidade por um prato de lentilhas.

Sugiro que quando um santo dos últimos dias ouvir uma informação ou critica que vai contra os princípios da Igreja, ou é um fato obscuro da história da igreja, busque à primeiramente Deus. O Espírito Santo ensina a verdade de todas as coisas (Morôni 10:5). Ele mostrará o que é certo. Após ter a confirmação celestial renovada é próprio buscar entendimento pelo estudo. A história da Igreja é acessível e disponível. De fato, não há nada do que se envergonhar na história do povo de Deus. Quando um especialista faz uma declaração, e ela vai diretamente contra aos ensinamentos da Igreja, tal especialista esta errado. O tempo mostrará tal fato, como sempre aconteceu. Entretanto, podemos logo reconhecer seu erro se orarmos com fé. O Espírito nos mostrará a verdade. Seremos semelhantes aos ânti-néfi-leítas que não permitiram que as falsas idéias de Corior lhe penetrassem o coração (Alma30:20). Esta percepção rápida é um dom que podemos pedir.

Ademais, meu testemunho é esse: sei que Deus vive. Sei que Jesus Cristo é meu Salvador, ele vive. Eles realmente apareceram ao profeta Joseph Smith. Sei disso por mim mesmo. Que o inferno urre de raiva, e que os seus servos me abominem, não me importo. Não mentirei sobre o que sei. Não negarei o que trás alegria eterna. Respondo aos inimigos e críticos: ai de vós iníquos! Porque perverteis o caminho do Senhor? Arrependei-vos, arrepende-vos! Logo chegará o dia em que vereis que eu não minto e que Deus sabe que vós mentis – e naquele dia não podereis arrepender-vos – e sereis condenados. Lembrai-vos, lembrai-vos disso.

Todos os que possuem um testemunho levantem-se e prestem-no. Esse é o poder que derrubou Satanás dos céus, e esse é o poder que o destruirá. Graças ao Salvador isso se sucederá.

Nenhum comentário: