8 de mar. de 2012

A importância da mulher


Não é possível para mim expressar adequadamente a importância da mulher. Todavia, tentarei , ainda que de modo imperfeito, mostrar brevemente como são preciosas no Plano do Pai.
                Uma das doutrinas mais importantes dos santos dos últimos dias refere-se ao papel divino da mulher no Plano de Deus. Eva era uma mulher eleita e teve coragem de comer do fruto proibido para dar inicio a mortalidade[1]. O mesmo poderíamos dizer das mulheres de Sião na época de Enoque, que foram essenciais na construção de uma cidade santificada - a qual mais tarde foi arrebatada aos céus (Genesis 5:24, Moisés 7:18-21, 69, D&C 38:4).
                As mulheres possuem uma coragem nata para fazer o que sabem ser certo. Três virgens foram oferecidas de uma só vez a deuses falsos. "Essas virgens foram oferecidas em sacrifício por causa de sua virtude; recusaram-se a curvar-se para adorar deuses de madeira ou de pedra; foram, portanto, mortas sobre esse altar segundo o costume dos egípcios" (Abraão 1:11). Esse é o tipo de coragem que as mulheres possuem.
                Um grande exemplo de feminilidade é Rebeca - uma moça casta, linda e fiel - pronta para servir de instrumento nas mãos de Deus e responder orações (Genesis 24). E o que dizer sobre Raquel e Léia? Elas se tornaram as mãos dos filhos do convênio. Tiveram uma vida difícil no deserto, mas foram valentes no testemunho de Jesus.
                E o que dizer sobre Rute, a companheira fiel de Noemi, que se tornou ancestral do Senhor Jesus Cristo? Ou o que falar sobre Ester, a rainha que arriscou sua vida para salvar um povo inteiro? E quanto a esposa de Néfi, que se interpôs entre os cruéis cunhados? E Isabel, mãe do maior profeta nascido de mulher? E a gloriosa e submissa Maria - mãe do Senhor - que era "uma virgem (...) extremamente formosa e branca" (1 Néfi 11:13)?
                O que posso dizer sobre essas mulheres?
                Posso dizer que elas eram todas cheias de fé e eram rápidas para buscar socorro em Deus. E Deus ouvia suas filhas e apressava-se em respondê-las. Temos o exemplo de Agar, que estava chorando desolada - mas foi confortada por um anjo e por um milagre (Genesis 21:16-19); e também, o exemplo de Saria, que após ver que seus filhos não estavam mortos rendeu graças a Seu Deus e ofereceu sacrifícios e holocaustos (1 Néfi 5:8-10)
                Emma foi chamada de "mulher eleita" (D&C 25:3). Tenho certeza que o Senhor considera com o mesmo afeto todas as suas filhas - porque Ele é capaz de ver além das imperfeições e defeitos desta curta vida mortal. Ele sabe que suas filhas são princesas que estão se preparando para eternidade. Ele é capaz de vê-las como rainhas eternizadas.
                Sinto-me grato pelas mulheres de minha vida. Minha mãe é extraordinária. É a melhor mãe que eu poderia desejar. Na verdade, ela supera todas as expectativas. Ela é energética, resoluta, fiel, trabalhadora, divertida, bonita e inteligente. Ela plantou as sementes de fé em mim e ensinou-me a ser modesto, humilde, estudar muito, trabalhar duro, ser atento para com o próximo e dedicar-me a Deus. Ela ensinou-me muito mais - ensinou-me pelo exemplo e com palavras. Minhas irmãs são moças virtuosas. São cheias de talento e vida. São um exemplo a ser seguido. Eu as admiro muito. O mesmo posso dizer de minhas avós - que enfrentaram tempos difíceis e demonstram como perseverar com alegria. Seu legado não será deixado de lado, mas tornar-se-á um memorial sagrado de geração em geração. Minhas tias e primas também possuem virtudes que só podem ser definidas como celestiais.
                Mas o valor da mulher não é só conhecido por Deus e seus servos. Satanás conhece a importância da mulher. Ele já utilizou as mulheres para destruir muitos filhos de Deus. Alguns exemplos são: (1) a meretriz Isabel, que conquistou o coração de muitos e os levou a perdição (Alma 39:3-4); (2) Dalila, que enganou Sansão (Juízes 16). (3) A filha de Jarede, que levou uma nação inteira  a completa destruição - pois ela, uma mulher, abriu as portas para as combinações secretas e obras das trevas (Éter 8, 15).
                A irmã Patricia T. Holland, que serviu na Presidência Geral das Moças da Igreja, disse:
                "Se eu fosse Satanás e quisesse destruir uma sociedade, creio que lançaria um ataque frontal contra as mulheres. Eu tentaria fazer com que ficassem tão atormentadas e distraídas que jamais encontrariam a força tranquilizadora e a serenidade que sempre foram uma característica de seu sexo.
                 Satanás fez exatamente isso, apanhando-nos na difícil situação de procurar ser super-humanas, em vez de esforçar-nos para alcançar nosso potencial único e divino dentro dessa diversidade. Ele nos provoca, dizendo que se não temos tudo—fama, fortuna, família, diversão, tudo isso o tempo todo—então fomos privadas de nossos direitos e somos cidadãs e segunda classe na corrida da vida. Estamos enfrentando dificuldades como mulheres, como famílias e como sociedade. As drogas, gravidez na adolescência, divórcio, violência familiar e suicídio são alguns dos sempre crescentes efeitos colaterais de nossa tentativa de sermos super-mulheres. Há muitas que estão enfrentando dificuldades e sofrendo, muitas que estão correndo além de suas forças, esperando demasiado de si mesmas. Como resultado, estão surgindo novas e não diagnosticadas enfermidades relacionadas ao estresse." (Ensign, outubro de 1987, pp. 26–33)
                Ela disse também na mesma ocasião: "Sinto-me muito grata pela maior consciência que o movimento feminista deu a um princípio que temos desde a época da Mãe Eva e antes disso: o princípio do arbítrio, o direito de escolha. Mas um dos efeitos colaterais mais infelizes que enfrentamos com respeito à questão do arbítrio é que, devido à crescente diversidade de estilos de vida para as mulheres de hoje, parecemos cada vez mais incertas e inseguras umas com as outras. Não estamos nos aproximando, mas, sim, nos afastando daquele senso de comunidade e irmandade que nos susteve e nos deu forças por tantas gerações. Parece haver um aumento de competitividade e um declínio de nossa generosidade de umas para com as outras."
                E isso corrobora com o que o Presidente Benson ensinou: “Uma das conseqüências evidentes do movimento feminista é a sensação de descontetamento que se criou entre as jovens que escolheram o papel de esposa e mãe. Com freqüência, elas são levadas a crer que existem papéis mais emocionantes e satisfatórios para mulher além dos afazeres domésticos, a troca de fraldas e o chamado dos filhos pela mãe. Essa visão não inclui a perspectiva eterna de que Deus elegeu as mulheres para o nobre papel de mãe e que a exaltação significa um pai e uma mãe eternos. (‘To the Elect Women of the Kingdom of God’, Dedicação da Sociedade de Socorro de Nauvoo Illinois, 30 de junho de 1978.)” (Teachings of Ezra Taft Benson, p. 548.)
                O Presidente Kimball disse: "“Toda moça, sem exceção, deve preparar-se para o casamento e para as responsabilidades domésticas. Embora não se leia isso nas revistas modernas, é a pura verdade. As moças devem ser incentivadas a orgulharem-se da preparação para o verdadeiro serviço da mulher. Devem procurar aprender coisas úteis e enriquecedoras para a vida familiar. Devem desenvolver os talentos, aumentar o conhecimento e testemunho do evangelho e ter o desejo de servir aos outros. Algumas moças podem ser chamadas para uma missão de tempo integral, e todas terão a oportunidade de ser muito úteis no reino de Deus, se estiverem preparadas (...). Queremos que nossas mulheres sejam cultas e instruídas, pois os filhos podem não conseguir superar os efeitos da falta de cultura de suas mães.” (Spencer W. Kimball, Teachings of Spencer W. Kimball, ed. Edward L. Kimball, Salt Lake City: Bookcraft 1982, p. 320.)
                O Presidente Hinckley disse: "“Quero expressar minha gratidão a vocês mulheres SUD
fiéis, que hoje chegam a milhões e estão espalhadas por todo o mundo. Vocês têm muito poder para fazer o bem. Seus talentos e sua devoção são maravilhosos. Sua fé é imensa, bem como seu amor pelo Senhor, por Sua obra e por Seus filhos e filhas. Continuem a viver o evangelho. Magnifiquem-no perante as pessoas que as conhecem. Suas boas obras terão mais peso do que qualquer palavra que venham a proferir. Caminhem em virtude e verdade, com fé e fidelidade. Vocês fazem parte de um plano eterno, um plano criado por Deus, nosso Pai Eterno. Todo dia faz parte dessa eternidade.” (“Daughters of God”, Ensign, novembro de 1991, p. 100.)

                Sou grato pela influência positiva das mulheres. Sou grato pelo empenho de muitas de minhas irmãs em tornar o mundo melhor. Sou grato pelo apoio que concedem aos homens. Sou grato por aceitarem o papel divino de esposas e mães. Sou grato por todas as mulheres fiéis que deram sua vida para que hoje eu tivesse escrituras e convênios. Sem as mulheres não haveria plano de felicidade. Não haveria nada - nem Deus.
               Parabéns a todas as mulheres!


[1] O élder Élder Dallin H. Oaks ensinou: “Foi Eva quem primeiro transgrediu os limites do Éden, a fim de iniciar a condição da mortalidade. Sua ação, seja qual fora sua natureza, constituiu formalmente uma transgressão, mas, eternamente, uma necessidade gloriosa de abrir as portas da vida eterna. Adão mostrou sua sabedoria ao fazer o mesmo. E assim, Eva juntamente com ‘Adão [caíram] para que o homem existisse’. [2 Néfi 2:25] Alguns cristão condenam Eva por esse ato, concluindo que ela e suas filhas são de certa forma manchadas por ele. Os santos dos últimos dias não a condenam! Instruídos por revelação, celebramos a ação de Eva e honramos sua sabedoria e coragem no grande episódio conhecido como ‘a Queda’(…). Brigham Young declarou: ‘Jamais devemos culpar a mãe Eva, por pouco que seja’. (Journal of Discourses, 13:145) O Élder Joseph Fielding Smith disse: ‘Nunca classifico como pecado a parte que Eva teve na queda, tampouco acuso Adão de haver pecado. Isto foi uma transgressão da lei, mas não um pecado (…) pois era algo que Adão e Eva tinham que fazer!’” [Doutrinas de Salvação, 1:123–124] (A Liahona, janeiro de 1994, p. 79.) (Pérola de Grande Valor, Manual do Aluno, pg. 14)

Um comentário:

Anônimo disse...

Somos filhas do pai celestial que nos ama, e nós o amamos. Serviremos de testemunhas de Deus em todos os momentos, em todas as coisas e em todos os lugares(...)