23 de mar. de 2012

As Tribos de Israel

O Senhor fez o convênio do evangelho com Abraão (GEE "Convênio Abraâmico"). Este convênio foi renovado com Isaque e depois Jacó. Jacó passou a ser chamado de Israel. Seus filhos são, portanto, as tribos de Israel. Ele teve doze filhos homens. Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom (filhos de Léia, primeira esposa de Jacó); Dã e Naftáli (filhos de Jacó e Bilha); Gade e Aser (filho de Jacó e Zilpa); José e Benjamim (filhos de Raquel, a quem Jacó mais amava). Cada um desses homens formou sua própria família, que com o tempo tornou-se numerosa. Cada israelita, pois, era descendente literal de um dos doze patriarcas.
                Fato importante também é que antes de morrer Jacó adotou os filhos de José, que se chamavam Efraim e Manassés. Assim sendo, na maioria das vezes, durante a contagem das tribos, o nome de José é omitido para dar lugar a Efraim e Manassés.
                O nome da tribo de Levi comumente é deixado de lado também, especialmente quando se discute sobre herança de terras ou quantidade de guerreiros, pois os levitas receberam encargo especial de servirem ao Senhor nas ordenanças exteriores. O sacerdócio menor é muitas vezes chamado de Sacerdócio Levítico, porque eles eram os que por direito possuíam as prerrogativas de realizar sacrifícios e administrar o Templo.
                A antiga Israel foi dispersa em não poucas ocasiões[1] (Levítico 26:33; Deuteronômio 28:25, 37 e 64; Jeremias 29:18-19; Amós 9:9; 1 Néfi 2:4, Jacó 5). Entretanto o Senhor prometeu que haveria uma coligação - uma reunião de todo seu povo (Isaías 5:26 e 54:7; Jeremias 30:3; Ezequiel 28:25; 1 Néfi 15:12-17; 3 Néfi 17:4 e 21:26-29). E isso deveria começar antes da sua Segunda Vinda. É por isso que Joseph Smith recebeu às chaves da Coligação de Israel (D&C 110:11) e escreveu que os santos dos últimos dias crêem "na coligação literal de Israel e na restauração das Dez Tribos" (10a Regra de Fé).
                Os israelitas serão reunidos primeiro espiritualmente e depois fisicamente ou literalmente. Alguém é reunido espiritualmente quando aceita "A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias" e faz e cumpre convênios sagrados. O trabalho de obra missionária é o trabalho de Coligação.
                Os conversos da Igreja são israelitas por linhagem sanguínea ou por adoção e pertencem à família de Abraão e Jacó (ver Abraão 2:9-11; Gálatas 3:26-29). O Presidente Joseph Fielding Smith disse: “Na (…) Igreja (…) estão representadas muitas nações, (…) e esses membros vieram tocados pelo Espírito do Senhor, (…); recebendo o espírito de coligação, abandonaram tudo por amor ao evangelho” (Doutrina de Salvação, vol. 3, p. 256).
                O manual Princípios do Evangelho explica: "A reunião física de Israel significa que os israelitas serão “coligados nas terras de sua herança e estabelecidos em todas as suas terras de promissão” (2 Néfi 9:2). As tribos de Efraim e Manassés serão reunidas nas Américas. A tribo de Judá voltará para a cidade de Jerusalém e áreas ao redor. As dez tribos perdidas receberão da tribo de Efraim suas bênçãos prometidas (ver D&C 133:26– 34).
                Quando se estabeleceu a Igreja pela primeira vez, os santos foram instruídos a reunir-se em Ohio, depois no Missouri, e depois no Vale do Lago Salgado. Hoje, contudo, os profetas modernos ensinaram que os membros da Igreja devem edificar o reino de Deus na sua própria terra. O Élder Russell M. Nelson disse: “A escolha de vir a Cristo não é uma questão de localização física, mas de compromisso individual. As pessoas podem ser ‘levadas ao conhecimento do Senhor’ (3 Néfi 20:13) sem saírem de sua terra natal. É verdade que, nos primeiros dias da Igreja, a conversão frequentemente significava também emigração. Mas agora, a coligação está acontecendo em cada país. (…) O local de coligação dos santos brasileiros é no Brasil; o local de coligação dos santos nigerianos é na Nigéria; o local de coligação dos santos coreanos é na Coréia, e assim por diante. Sião é o ‘puro de coração’ (D&C 97:21). Sião é qualquer lugar onde existam santos justos (A Liahona, novembro de 2006, p. 81).
                A reunião física de Israel não estará completa na ocasião da Segunda Vinda do Salvador, mas prosseguirá durante o Milênio (ver Joseph Smith —Mateus 1:37). Então se cumprirá a promessa do Senhor: “Portanto, eis que dias vêm, diz o Senhor, em que nunca mais se dirá: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito. Mas: Vive o Senhor, que fez subir os filhos de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha lançado; porque eu os farei voltar a sua terra, a qual dei a seus pais” (Jeremias 16:14–15)" ("A Coligação da Casa de Israel", pg. 257-258).
                A Coligação não precisará estar completa para que ocorra a reunião dos 144 mil sumo sacerdotes. Nem significa que só precisarão coligar-se doze mil homens de cada tribo para que Cristo venha. A reunião dos 144 mil embora faça parte da obra de Coligação, não é a obra de Coligação em si.
                Algo importante a ser acrescentado ainda é que a obra de Coligação é feita principalmente por Efraim, com a ajuda de Manassés. A maioria dos membros da Igreja é de Efraim, pois eles são responsáveis por presidir o trabalho nos últimos dias.“Joseph Smith era um efraimita puro”. (Discourses of BrighamYoung, p. 322).
                Para se descobrir a tribo pertencente, um membro da Igreja pode solicitar sua Bênção Patriarcal (GEE "Bênção Patriarcais").
                A maioria dos que entram na família de Abraão também são adotadas a alguma tribo de Israel, não obstante, Abraão ter tido outros descendentes - como os doze filhos de Ismael. O Senhor concederá a exaltação apenas aos que entrarem na família de Abraão (com exceção feita, evidentemente, às criancinhas que morreram antes da idade do batismo, aos que não tem discernimento e aos homens em mulheres justos que morreram antes dos dias de Abraão). Esse é um dos motivos porque que Abraão é chamado propriamente de "o pai dos fiéis".


A seguinte tabela mostra as tribos de Israel com algumas informações, inclusive bênçãos peculiares de cada uma. (Todas as tribos de Israel receberão as bênçãos de Abraão se forem fiéis, que incluem herança de certas porções de Terra, a oportunidade de entrar e pertencer à Igreja de Cristo e as promessas de exaltação.) 


Nome (Significado); Pais
Símbolo ou Insígnia / Disposição no acampamento de Israel no deserto
Bênçãos, Características e Responsabilidades
Alguns Personagens das escrituras pertencentes a essa tribo
Rúben(Eis! um filho);
Pais: Israel e Léia
Palmeira / Sul
Seria o "mais excelente em alteza e o mais excelente em vigor", mas ser "impetuoso como a água" perdeu sua "alteza" (Gênesis 49:3-4); "Viva Rúben, e não morra, e que seus homens não sejam poucos" (Deuteronômios 33:6)
-
Simeão (Ouvindo); Pais: Israel e Léia
Casa ou cidade / Sul
Sua espada é instrumento de violência (Gênesis 49:5)
-
Levi (Junto) ; Pais: Israel e Léia
Tabernáculo / imediatamente ao redor do Tabernácu-lo, sendo que os levitas filhos de Gérson ficavam à oeste; os filhos de Merari ao norte; os filhos de Aarão ao Leste; e os filhos de Coate ao Sul.
Sua espada é instrumento de violência (Gênesis 49:5); Responsabilidade para com o sagrado - Tabernáculo, Sacerdócio, etc. (Deuteronômios 33:8-11)
Moisés e Aarão (Êxodo 4:14)
Judá (Louvor); Pais: Israel e Léia
Leão / Leste
"A ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de teus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão.Judá é um leãozinho. Subiste da presa, meu filho. Ele se encurva e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará?
O cetro não se arredará de Judá, nem o bastão de autoridade dentre seus pés, até que venha aquele a quem pertence; e a ele obedecerão os povos.
Atando ele o seu jumentinho à vide, e o filho da sua jumenta à videira seleta, lava as suas roupas em vinho e a sua vestidura em sangue de uvas.Os olhos serão escurecidos pelo vinho, e os dentes brancos de leite" (Gênesis 49:8-12)
Daniel (Daniel 1:6); Davi, Salomão e o Senhor Jesus Cristo (Mateus 1:1-17)
(Juiz); Pais: Israel e Bilha
Serpente / Norte
"Dã julgará seu povo (...) Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, de modo que caia o seu cavaleiro para trás. A tua salvação tenho esperado, ó Senhor " (Gênesis 49:16); "Dã é a cria de leão; que salta de Basã" (Deuteronômios33:22)
Sansão (Juízes 13)
Naftali(Lutando); Pais: Israel e Bilha
Gazela / Norte
"Naftali é uma gazela solta; ele profere palavras formosas " (Gênesis 49:21); "Farta-te ó Naftali, da benevolência, e enche-te da bênção do Senhor; possui o ocidente e o sul" (Deuteronômios33:23)
-
Gade(Fortuna); Pais: Israel e Zilpa
Tenda / Sul
"Quanto a Gade, guerrilheiros o acometerão; mas ele, por sua vez, os acometerá " (Gênesis 49:19); "Bendito aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa, e despedaça o braço, e o alto da cabeça " (Deuteronômios33:20)
-
Aser(Feliz); Pais: Israel e Zilpa
Pão, trigo ou árvore / Norte
"O mais excelente em alteza e o mais excelente em vigor" (Gênesis 49:3); "Bendito seja Aser dentre os filhos de Israel; seja o favorecido de seus irmãos; e mergulhe em azeite o seu pé; de ferro e de bronze sejam os teus ferrolhos; e como os teus dias, assim seja a tua força" Ou numa versão mais recorrente: "Bendito seja Aser com seus filhos; agrade a seus irmãos, e banhe em azeite o seu pé. Seja de ferro e de metal o teu calçado; e a tua força seja como os teus dias" (Deuteronômios 33:24-25)
-
Issacar(Galardão); Pais: Israel e Léia
Sol e lua ou jumento / Leste
"Issacar é jumento forte, deitado entre dois fardos.
Viu ele que o descanso era bom, e que a terra era agradável. Sujeitou os seus ombros à carga e entregou-se ao serviço forçado de um escravo ". Ou numa versão mais atual: "Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos. E viu ele que o descanso era bom, e que a terra era deliciosa e abaixou seu ombro para acarretar, e serviu debaixo de tributo" (Gênesis 49:14-15).
"Alegra-te (...) nas tuas tendas" (Deuteronômios 33:18
-
Zebulom(Morada); Pais: Israel e Léia
Navio ou porto / Leste
"Zebulom habitará no litoral; será ele ancoradouro de navios; e o seu termo estender-se-á até Sidom" (Gênesis 49:13); "Alegra-te nas tuas saídas" (Deuteronômios33:18)
-
José (Aumentador; Pais: Israel e Raquel
Ramo frutífero junto à fonte
"José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o muro. Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram, mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel, pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre. As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos" (Gênesis 49:22-26); "Abençoada pelo Senhor seja a sua terra, com os mais excelentes dons do céu, com o orvalho, e com as águas do abismo que jaz abaixo; com os excelentes frutos do sol, e com os excelentes produtos dos meses; com as coisas mais excelentes dos montes antigos, e com as coisas excelentes dos outeiros eternos; com as coisas excelentes da terra, e com a sua plenitude, e com a benevolência daquele que habitava na sarça; venha tudo isso sobre a cabeça de José, sobre o alto da cabeça daquele que é príncipe entre seus irmãos " (Deuteronômios33:13-16)
"Teus irmãos inclinar-se-ão diante de ti,de geração em geração, ao fruto de teus lombos para sempre; Pois eis que serás uma luz para o meu povo [o povo de Israel], para libertá-los da escravidão nos dias de seu cativeiro; e para trazer-lhes salvação quando estiverem completamente curvados sob o pecado" (TJS Gênesis 48:11).
Joseph Smith Sênior e Joseph
Smith Junior (2 Néfi 3:14-15)
Benjamim (Filho da destra); Pais: Israel e Raquel
Lobo / Oeste
"Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devorará a presa, e à tarde repartirá o despojo " (Gênesis 49:27); "O amado do Senhor habitará seguro junto a ele; e o Senhor o cercará o dia todo, e ele habitará entre os seus ombros " (Deuteronômios33:12)
Saul (I Samuel 9:1-2); Paulo (Romanos 11:1)
Manassés("Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai"); Pais: José e Azenate; adotado por Jacó
Boi Selvagem ou Touro / Oeste
"Se tornará um povo, ele também será grande" mas não será maior e nem estará a frente do o povo de Efraim (Gênesis 48:19).
Junto com Efraim "rechaçará todos os povos até as extremidades da terra" (Deuteronômios33:17)
Gideão (Juízes 6:15); Leí (Alma 10:3
Efraim ("Deus me fez crescer na terra da minha aflição"); Pais: José e Azenate; adotado por Jacó
Unicórnio, Cavalo ou Leão / Oeste
Se tornará um grande povo, ele também será grande "e sua descendência será uma multidão de nações" mas não será maior e nem estará a frente do o povo de Efraim (Gênesis 48:19).
Efraim, com o auxílio de Manassés, "rechaçará todos os povos até as extremidades da terra" (Deuteronômios 33:17)
Joseph Smith Sênior e Joseph
Smith Junior (2 Néfi 3:14-15)


[1] O manual Princípios do Evangelho assim resume a história da dispersão de Israel: "Os profetas do Senhor preveniram muitas vezes a casa de Israel sobre o que aconteceria, se caísse em iniquidade (...). Apesar dessa advertência, os israelitas quebravam constantemente os mandamentos de Deus. Eles lutaram entre si e dividiram-se em dois reinos: O reino do norte, chamado de reino de Israel, e o reino do sul, chamado de reino de Judá. Dez das doze tribos de Israel viviam no reino do norte. Durante uma guerra, foram conquistadas por seus inimigos e levadas em cativeiro e, mais tarde, algumas fugiram para as terras do norte e tornaram-se perdidas para o restante do mundo. Aproximadamente 100 anos após a captura do reino do norte, o reino do sul foi conquistado. A capital, Jerusalém, foi destruída em 586 A.C., e muitos integrantes das duas tribos remanescentes foram levados cativos. Tempos depois, alguns membros dessas tribos voltaram e reconstruíram Jerusalém. Pouco antes de Jerusalém ser destruída, Leí e sua família, que eram membros da casa de Israel, deixaram a cidade e se estabeleceram nas Américas. Depois do tempo de Cristo, Jerusalém foi destruída novamente, dessa vez, pelos soldados romanos. Os judeus foram espalhados por boa parte da Terra. Atualmente, os israelitas estão em todos os países do mundo. Muitos deles não sabem que são descendentes da antiga casa de Israel" ("A Coligação da Casa de Israel", pg. 255-256).

13 de mar. de 2012

A Verdade o que é?

"A verdade o que é?" - essa é uma das perguntas mais importantes - talvez a mais importante. É assim porque "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". A liberdade, que decorre do dom do arbítrio, é o que permite a ação, crescimento, felicidade e vida eterna. Assim, sem não conhecermos a verdade estaremos fadados a estagnação, infelicidade e morte eterna. De nada adianta possuir a capacidade de escolher sem a luz da verdade - porque essa luz é que nos dá discernimento e anseio pelo bem e justo.
Um de meus hinos favoritos é "A Verdade o Que É?" (Hinos #171, veja aqui: http://www.youtube.com/watch?v=howGewVey2Q ). Ele responde de maneira poética, mas clara, o que é a verdade e qual sua importância. Comentarei suas belas estrofes:

A verdade o que é? - a pergunta que todos devemos fazer. A resposta trará felicidade verdadeira.

Jóia de valor - dês da antiguidade pedras preciosas tem sido objeto de desejo por sua beleza e valor econômico (Gênesis 24:53, Êxodo 12:35, II Crônicas 20:25). Muitas vezes nas escrituras homens e mulheres são comparados a jóias para demonstrar que são valiosos a vista de Deus (Provérbios 31:10, D&C 60:4, 101:3, 135:6, 3 Néfi 24:17). A verdade é a jóia de maior valor. Para achá-la, reis dariam todos os seus tesouros (Alma 22:15), para defendê-la homens deram a vida (D&C 135).

Que riquezas celestes traduz - a verdade é eterna: "a verdade do Senhor dura para sempre" (Salmos 117:2). A verdade é o conhecimento do que foi, do que é e do que será (Jacó 4:13, D&C 93:24)[1]. A imutabilidade e absolutez da verdade são suas características mais marcantes. A Luz de Cristo ajuda-nos a entender isso e a discernir a verdade (Morôni 7:16). O Espírito Santo, que sabe a verdade de todas as coisas (Morôni 10:5), fala-nos a "verdade e não mente" (Jacó 4:13). "Toda a verdade existe para a salvação dos filhos dos homens; para seu benefício e compreensão; para que se desenvolvam nos princípios do conhecimento divino; e o conhecimento divino consiste em todo e qualquer fato ou verdade; e toda a verdade refere-se à divindade" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 16)

E maior esplendor a verdade terá, Quando toda a coroa de rei e Senhor, Se tornar em escória sem luz! - A verdade pode ser, e é, obscurecida pela mentira e pecado. Satanás, o pai das mentiras (2 Néfi 9:9), sabe que se os homens ouvirem a verdade e seguirem-na, encontrarão felicidade. Satanás se opõem a verdade. Jesus Cristo é a personificação da verdade. Ele disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (João 14:6). O Pai é de eternidade em eternidade e "nada a não ser paz, justiça e verdade é a habitação de seu trono" (Moisés 7:31). Assim, Satanás se opõem a verdade porque se opõem a Deus e a Cristo. O diabo e seus anjos procuram fazer com que as trevas obscureçam a luz da verdade. Ele faz isso de modo sutil e calculista. Muitas vezes mistura um pouco de verdade com suas mentiras, para atrair os homens em suas armadilhas. Por exemplo: ele disse a Adão e Eva que seriam como Deus conhecendo o bem e o mal ao comerem do fruto proibido - o que era verdade; mas também disse que eles não morreriam - o que era mentira (Moisés 4:10-11). O diabo se transfigura em anjo de luz para enganar os homens (II Coríntios 11:14, Alma 30:53). Quando o diabo for preso e suas tentações cessarem (D&C 45:55, 88:110) a verdade brilhará com todo seu esplendor. Até que chegue essa época devemos exercer a retidão para descobrir e preservar a verdade, mesmo que precisemos tatear durante algum tempo em meio a escuridão (Atos 17:27) e prosseguir em uma nevoa densa e escura (1 Néfi 8:23-24) valerá a pena. Lembremo-nos que "o pleno conhecimento da verdade (...) é segundo a piedade" (Tito 1:1)

A verdade o que é? - mas uma vez a pergunta que todo homem se faz, nas diversas situações da vida. Quando alguém, pro exemplo, diz: "não há vida após a morte" - e você lembra de todos os familiares e amigos que já se foram - e que você vai morrer também, seja logo ou daqui a alguns anos... isso seria verdade? É verdade que depois da morte tudo se acaba? Como saber? Como saber se você não acredita em uma vida futura apenas porque quer acreditar, apenas por um impulso ou justificativa para se sentir mais confortável? Como lidar com os pensamentos céticos? Ora, devemos lembrar que podemos achar a verdade: "Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome vos será dado (...) Eis que o que ouvis é como a voz de alguém clamando no deserto - no deserto porque não o podeis ver - minha voz, porque minha voz é Espírito; meu Espírito é verdade; a verdade persiste e não tem fim; e, se estiver em vós, prosperará. E se vossos olhos estiverem fitos em minha glória, todo o vosso corpo se encherá de luz e em vós não haverá trevas; e o corpo que é cheio de luz compreende todas as coisas"(D&C 88:64, 66-67).

É o supremo dom - A verdade é o dom mais precioso. "Cada partícula de verdade que cada
pessoa já recebeu é um dom de Deus", disse o presidente Brigham Young (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 19). É o conhecimento da verdade que abre as portas para as bênçãos da Expiação e para vida eterna "que é o maior de todos os dons de Deus" (D&C 14:7). Néfi entendia isso, afirmou: "glorio-me na clareza; glorio-me na verdade; glorio-me em meu Jesus, pois redimiu minha alma do inferno" (2 Néfi 33:6).

Que é dado ao mortal desejar - todo homem anela pela verdade, porque, como já expliquei a verdade conduz a liberdade e a felicidade eterna. A verdade é Cristo (Enos 1:26, Alma 5:48, João 1:17). E embora nem todos desejem aprender sobre Cristo - todos desejam bem-estar, proteção e salvação. Pois bem. Tudo isso é encontrado em Cristo Jesus. Além disso, verdade nos liberta (João 8:32): Cristo nos liberta! (João 8:36; 2 Néfi 9:19, 25- 26). O conhecimento da verdade (conhecimento de Cristo – de sua obra e glória), e aplicação desse conhecimento – que é sabedoria[2]  – é o que leva o homem a ter vida eterna, felicidade eterna (2 Néfi 2:27-28; D&C 42:61).

Procurai no abismo, na treva e na luz, Nas montanhas e vales o seu claro som E grandeza ireis contemplar! - a verdade deve ser buscada com diligencia. A verdade se encontra explicita nas escrituras sagradas (Helamã 15:7; 2 Timóteo 3:15-17). O Presidente Brigham Young disse: " Estejam sempre dispostos a receber a verdade, venha de onde vier, não faz a menor diferença. Não importa se receberam o evangelho por intermédio de Joseph Smith ou de Pedro, que viveu no tempo de Jesus. Recebam-no prazerosamente, quer seja de um homem quer de outro. Se Deus chamou um indivíduo e o enviou a pregar o evangelho, isso é o que me basta saber. Não importa quem seja, tudo o que desejo é conhecer a verdade. Ele também disse: "O chamado “mormonismo” abrange todos os princípios concernentes à vida e a salvação, para o tempo e eternidade. Não importa quem possua a verdade. Se os pagãos têm alguma verdade, ela pertence ao “mormonismo”. A verdade e a sã doutrina que o mundo sectário possui—e eles as têm em grande medida — pertencem todas a esta Igreja. No que concerne à moralidade, muitas pessoas são tão boas quanto nós. Tudo o que é virtuoso, amável e louvável pertence a esta Igreja e reino. O “mormonismo” abrange toda a verdade. Não existe verdade que não pertença ao evangelho. Ele é vida, e vida eterna; é uma felicidade abençoada. É a plenitude de todas as coisas nos deuses e nas eternidades dos deuses. (...) Quero dizer a meus amigos que cremos em tudo o que é bom. Se puderem encontrar uma verdade nos céus, na Terra ou no inferno, ela pertence a nossa doutrina. Nela cremos; ela nos pertence; nós a reivindicamos" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 16-17). Ele disse ainda: "Toda descoberta científica ou artística realmente verdadeira e útil para a humanidade foi dada por meio de revelação direta de Deus, embora poucas pessoas reconheçam esse fato. Foram dadas com o propósito de preparar o caminho para a vitória final da verdade e para redimir a Terra dos poderes do pecado e de Satanás." (DBY, p. 18) O Presidente John Taylor ensinou: "O homem que está em busca da verdade não se apega a um único sistema, não defende um único dogma nem adota uma única teoria. Abraça todas as verdades, e a verdade, como o Sol no firmamento, brilha e alumia toda a criação com os seus raios resplandecentes. Se os homens se despirem de todos os preconceitos e procurarem a verdade com ardor, meticulosamente, irão encontrá-la em tudo o que estudarem.

A verdade o que é? - Mais uma vez a grande pergunta da alma. Todos são levados, uma hora ou outra, a questionarem o que é verdade, o que lhes trará alegria, quem são e o que devem fazer. Para maioria das pessoas essas perguntas se formam durante a juventude. Quando catástrofes, tragédias, decepções e adversidades sobrevém o homem é levado a ponderar e sua alma se mostra faminta pela verdade. É nesse momento que os homens se humilham e cumprem os requisitos para receber revelação e descobrir a verdade.

É começo e fim, Para ela limites não há; Pois que tudo se acabe, a terra e o céu, Sempre resta a verdade que é luz para mim, Dom supremo da vida será! - O Presidente Brigham Young disse: "Deleito-me na verdade, porque ela pode suster-se a si própria. Baseia-se em fatos eternos e permanecerá, ao passo que tudo o mais, cedo ou tarde, irá perecer" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 18). A verdade é luz para nosso caminho. Ela é um guia seguro. O Presidente Young também ensinou: "É tão fácil viver pela verdade. Já ponderaram a esse respeito, meus amigos? Já pensaram nisso, meus irmãos e irmãs? Em todas as circunstâncias da vida, seja entre os humildes ou os orgulhosos, a verdade é sempre o guia mais seguro e o meio mais fácil pelo qual podemos moldar nossa vida.. (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, pg. 18).

Eis que o centro cairá da tirada mão E a divina justiça virá - Satanás é usurpador. Ele se colocou como deus deste mundo, mas não é legitimo seu domínio. Quando o Senhor voltar Satanás será deposto e preso. O manual Princípios do Evangelho explica: "Durante o Milênio, Satanás será aprisionado. Isso significa que ele não terá poder para tentar aqueles que estiverem vivendo nessa época (ver D&C 101:28). Os “filhos crescerão sem pecado para a salvação” (D&C 45:58). “E por causa da retidão [do] povo [do Senhor], Satanás não tem poder; portanto não pode ser solto pelo espaço de muitos anos; pois não tem poder sobre o coração do povo, porque vivem em retidão e o Santo de Israel reina” (1 Néfi 22:26) ("Milênio", pg. 275). Imagine que época gloriosa! Nas escolas não serão ensinadas teorias falsas sobre a origem do homem e sobre os sistemas de governo, não haverá propaganda enganosa, e todo político será honesto! Todos defenderão a verdade e a mentira cessará! Depois do milênio haverá um julgamento final. Devemos ter sempre isso em mente. Observe a advertência do profeta: "Preparai vossas almas para aquele glorioso dia, quando a justiça será administrada aos justos, sim, o dia do julgamento, a fim de que não vos encolhais com terrível medo; para que não vos lembreis claramente de vossa horrível culpa e não sejais compelidos a exclamar: Santos, santos são os teus julgamentos, ó Senhor Deus Todo-Poderoso---mas conheço minha culpa; transgredi tua lei e minhas transgressões me pertencem; e o diabo me dominou, de modo que sou uma presa de sua terrível miséria" (2 Néfi 9:46)

 De Sião as muralhas resistem ao mal E seus firmes baluartes jamais ruirão - Enquanto o milênio não chega, Sião vai se fortalecendo. Diferente das outras dispensações, esta não terminará em uma apostasia generalizada. Sião vai resistir e prosperar. Sião é tanto uma cidade quanto um povo. A escritura ensina que Sião é "o puro de coração" (D&C 97:21). O Élder D.  Todd Christofferson disse: "Sião é Sião por causa do caráter, dos atributos e da fidelidade de seus cidadãos. Lembrem-se: “O Senhor chamou seu povo Sião, porque eram unos de coração e vontade e viviam em retidão; e não havia pobres entre eles” (Moisés 7:18). Se quisermos estabelecer Sião em nossa casa, nosso ramo, nossa ala e nossa estaca, devemos seguir esse padrão. Será necessário (1) tornar-se uno de coração e vontade, (2) tornar-se individual e coletivamente um povo santo, e (3) cuidar dos pobres e necessitados com tamanha eficácia que eliminemos a pobreza do nosso meio. Não podemos esperar até que Sião venha para que essas coisas aconteçam — Sião virá apenas se elas acontecerem." (http://www.lds.org/liahona/2008/11/15?lang=por)

A verdade eterna será! - A verdade irá permanecer. O Profeta Joseph Smith disse: “O estandarte da verdade foi erguido; nenhuma mão iníqua pode impedir o progresso da obra; perseguições podem levantar-se, turbas podem agrupar-se, exércitos podem reunir-se, a calúnia pode difamar, mas a verdade de Deus irá adiante com coragem, nobreza e independência até que tenha penetrado todo continente, visitado todo clima, varrido cada país e sido proclamada em cada ouvido, até que os propósitos de Deus sejam cumpridos e o Grande Jeová declare que a obra está concluída” (History of the Church, vol. 4, p. 540).




[1] O presidente Taylor explicou essa característica da verdade e disse como a verdade beneficia o homem: "De pé na tribuna da verdade e envolvido por seu manto, o homem de Deus, por meio da fé, vislumbra o futuro, abre as cortinas da eternidade, desvenda o mistério dos céus e penetra a escuridão dos anos incontáveis para contemplar os desígnios do grandioso Eloim que se desenrolam em sua majestade, poder e glória. De pé em uma faixa estreita, contempla o passado, o presente e o futuro e vê a si mesmo como um ser eterno que alega ter afinidade com Deus, ser filho de Deus, ter em si uma centelha da chama eterna da Deidade. Vê o mundo e a humanidade em suas diversas fases, sabe o que constitui seu verdadeiro bem e, com o conhecimento que recebeu do Pai Celestial, compreende sua origem e destino. (…)" (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: John Taylor, Capítulo 23)
[2] Sabedoria é um dom de Deus (ver Sabedoria, GEE). É a prática, a ação e a aplicação do conhecimento de Deus (Mórmon 9:28; D&C  58:26) – que leva à Vida Eterna (João 17:3; 2 Pedro 1:2-8, 10; D&C 6:7, 131:6). É a coisa principal (Provérbios 1:7, 2:6-7; Jacó 6:12).

8 de mar. de 2012

A importância da mulher


Não é possível para mim expressar adequadamente a importância da mulher. Todavia, tentarei , ainda que de modo imperfeito, mostrar brevemente como são preciosas no Plano do Pai.
                Uma das doutrinas mais importantes dos santos dos últimos dias refere-se ao papel divino da mulher no Plano de Deus. Eva era uma mulher eleita e teve coragem de comer do fruto proibido para dar inicio a mortalidade[1]. O mesmo poderíamos dizer das mulheres de Sião na época de Enoque, que foram essenciais na construção de uma cidade santificada - a qual mais tarde foi arrebatada aos céus (Genesis 5:24, Moisés 7:18-21, 69, D&C 38:4).
                As mulheres possuem uma coragem nata para fazer o que sabem ser certo. Três virgens foram oferecidas de uma só vez a deuses falsos. "Essas virgens foram oferecidas em sacrifício por causa de sua virtude; recusaram-se a curvar-se para adorar deuses de madeira ou de pedra; foram, portanto, mortas sobre esse altar segundo o costume dos egípcios" (Abraão 1:11). Esse é o tipo de coragem que as mulheres possuem.
                Um grande exemplo de feminilidade é Rebeca - uma moça casta, linda e fiel - pronta para servir de instrumento nas mãos de Deus e responder orações (Genesis 24). E o que dizer sobre Raquel e Léia? Elas se tornaram as mãos dos filhos do convênio. Tiveram uma vida difícil no deserto, mas foram valentes no testemunho de Jesus.
                E o que dizer sobre Rute, a companheira fiel de Noemi, que se tornou ancestral do Senhor Jesus Cristo? Ou o que falar sobre Ester, a rainha que arriscou sua vida para salvar um povo inteiro? E quanto a esposa de Néfi, que se interpôs entre os cruéis cunhados? E Isabel, mãe do maior profeta nascido de mulher? E a gloriosa e submissa Maria - mãe do Senhor - que era "uma virgem (...) extremamente formosa e branca" (1 Néfi 11:13)?
                O que posso dizer sobre essas mulheres?
                Posso dizer que elas eram todas cheias de fé e eram rápidas para buscar socorro em Deus. E Deus ouvia suas filhas e apressava-se em respondê-las. Temos o exemplo de Agar, que estava chorando desolada - mas foi confortada por um anjo e por um milagre (Genesis 21:16-19); e também, o exemplo de Saria, que após ver que seus filhos não estavam mortos rendeu graças a Seu Deus e ofereceu sacrifícios e holocaustos (1 Néfi 5:8-10)
                Emma foi chamada de "mulher eleita" (D&C 25:3). Tenho certeza que o Senhor considera com o mesmo afeto todas as suas filhas - porque Ele é capaz de ver além das imperfeições e defeitos desta curta vida mortal. Ele sabe que suas filhas são princesas que estão se preparando para eternidade. Ele é capaz de vê-las como rainhas eternizadas.
                Sinto-me grato pelas mulheres de minha vida. Minha mãe é extraordinária. É a melhor mãe que eu poderia desejar. Na verdade, ela supera todas as expectativas. Ela é energética, resoluta, fiel, trabalhadora, divertida, bonita e inteligente. Ela plantou as sementes de fé em mim e ensinou-me a ser modesto, humilde, estudar muito, trabalhar duro, ser atento para com o próximo e dedicar-me a Deus. Ela ensinou-me muito mais - ensinou-me pelo exemplo e com palavras. Minhas irmãs são moças virtuosas. São cheias de talento e vida. São um exemplo a ser seguido. Eu as admiro muito. O mesmo posso dizer de minhas avós - que enfrentaram tempos difíceis e demonstram como perseverar com alegria. Seu legado não será deixado de lado, mas tornar-se-á um memorial sagrado de geração em geração. Minhas tias e primas também possuem virtudes que só podem ser definidas como celestiais.
                Mas o valor da mulher não é só conhecido por Deus e seus servos. Satanás conhece a importância da mulher. Ele já utilizou as mulheres para destruir muitos filhos de Deus. Alguns exemplos são: (1) a meretriz Isabel, que conquistou o coração de muitos e os levou a perdição (Alma 39:3-4); (2) Dalila, que enganou Sansão (Juízes 16). (3) A filha de Jarede, que levou uma nação inteira  a completa destruição - pois ela, uma mulher, abriu as portas para as combinações secretas e obras das trevas (Éter 8, 15).
                A irmã Patricia T. Holland, que serviu na Presidência Geral das Moças da Igreja, disse:
                "Se eu fosse Satanás e quisesse destruir uma sociedade, creio que lançaria um ataque frontal contra as mulheres. Eu tentaria fazer com que ficassem tão atormentadas e distraídas que jamais encontrariam a força tranquilizadora e a serenidade que sempre foram uma característica de seu sexo.
                 Satanás fez exatamente isso, apanhando-nos na difícil situação de procurar ser super-humanas, em vez de esforçar-nos para alcançar nosso potencial único e divino dentro dessa diversidade. Ele nos provoca, dizendo que se não temos tudo—fama, fortuna, família, diversão, tudo isso o tempo todo—então fomos privadas de nossos direitos e somos cidadãs e segunda classe na corrida da vida. Estamos enfrentando dificuldades como mulheres, como famílias e como sociedade. As drogas, gravidez na adolescência, divórcio, violência familiar e suicídio são alguns dos sempre crescentes efeitos colaterais de nossa tentativa de sermos super-mulheres. Há muitas que estão enfrentando dificuldades e sofrendo, muitas que estão correndo além de suas forças, esperando demasiado de si mesmas. Como resultado, estão surgindo novas e não diagnosticadas enfermidades relacionadas ao estresse." (Ensign, outubro de 1987, pp. 26–33)
                Ela disse também na mesma ocasião: "Sinto-me muito grata pela maior consciência que o movimento feminista deu a um princípio que temos desde a época da Mãe Eva e antes disso: o princípio do arbítrio, o direito de escolha. Mas um dos efeitos colaterais mais infelizes que enfrentamos com respeito à questão do arbítrio é que, devido à crescente diversidade de estilos de vida para as mulheres de hoje, parecemos cada vez mais incertas e inseguras umas com as outras. Não estamos nos aproximando, mas, sim, nos afastando daquele senso de comunidade e irmandade que nos susteve e nos deu forças por tantas gerações. Parece haver um aumento de competitividade e um declínio de nossa generosidade de umas para com as outras."
                E isso corrobora com o que o Presidente Benson ensinou: “Uma das conseqüências evidentes do movimento feminista é a sensação de descontetamento que se criou entre as jovens que escolheram o papel de esposa e mãe. Com freqüência, elas são levadas a crer que existem papéis mais emocionantes e satisfatórios para mulher além dos afazeres domésticos, a troca de fraldas e o chamado dos filhos pela mãe. Essa visão não inclui a perspectiva eterna de que Deus elegeu as mulheres para o nobre papel de mãe e que a exaltação significa um pai e uma mãe eternos. (‘To the Elect Women of the Kingdom of God’, Dedicação da Sociedade de Socorro de Nauvoo Illinois, 30 de junho de 1978.)” (Teachings of Ezra Taft Benson, p. 548.)
                O Presidente Kimball disse: "“Toda moça, sem exceção, deve preparar-se para o casamento e para as responsabilidades domésticas. Embora não se leia isso nas revistas modernas, é a pura verdade. As moças devem ser incentivadas a orgulharem-se da preparação para o verdadeiro serviço da mulher. Devem procurar aprender coisas úteis e enriquecedoras para a vida familiar. Devem desenvolver os talentos, aumentar o conhecimento e testemunho do evangelho e ter o desejo de servir aos outros. Algumas moças podem ser chamadas para uma missão de tempo integral, e todas terão a oportunidade de ser muito úteis no reino de Deus, se estiverem preparadas (...). Queremos que nossas mulheres sejam cultas e instruídas, pois os filhos podem não conseguir superar os efeitos da falta de cultura de suas mães.” (Spencer W. Kimball, Teachings of Spencer W. Kimball, ed. Edward L. Kimball, Salt Lake City: Bookcraft 1982, p. 320.)
                O Presidente Hinckley disse: "“Quero expressar minha gratidão a vocês mulheres SUD
fiéis, que hoje chegam a milhões e estão espalhadas por todo o mundo. Vocês têm muito poder para fazer o bem. Seus talentos e sua devoção são maravilhosos. Sua fé é imensa, bem como seu amor pelo Senhor, por Sua obra e por Seus filhos e filhas. Continuem a viver o evangelho. Magnifiquem-no perante as pessoas que as conhecem. Suas boas obras terão mais peso do que qualquer palavra que venham a proferir. Caminhem em virtude e verdade, com fé e fidelidade. Vocês fazem parte de um plano eterno, um plano criado por Deus, nosso Pai Eterno. Todo dia faz parte dessa eternidade.” (“Daughters of God”, Ensign, novembro de 1991, p. 100.)

                Sou grato pela influência positiva das mulheres. Sou grato pelo empenho de muitas de minhas irmãs em tornar o mundo melhor. Sou grato pelo apoio que concedem aos homens. Sou grato por aceitarem o papel divino de esposas e mães. Sou grato por todas as mulheres fiéis que deram sua vida para que hoje eu tivesse escrituras e convênios. Sem as mulheres não haveria plano de felicidade. Não haveria nada - nem Deus.
               Parabéns a todas as mulheres!


[1] O élder Élder Dallin H. Oaks ensinou: “Foi Eva quem primeiro transgrediu os limites do Éden, a fim de iniciar a condição da mortalidade. Sua ação, seja qual fora sua natureza, constituiu formalmente uma transgressão, mas, eternamente, uma necessidade gloriosa de abrir as portas da vida eterna. Adão mostrou sua sabedoria ao fazer o mesmo. E assim, Eva juntamente com ‘Adão [caíram] para que o homem existisse’. [2 Néfi 2:25] Alguns cristão condenam Eva por esse ato, concluindo que ela e suas filhas são de certa forma manchadas por ele. Os santos dos últimos dias não a condenam! Instruídos por revelação, celebramos a ação de Eva e honramos sua sabedoria e coragem no grande episódio conhecido como ‘a Queda’(…). Brigham Young declarou: ‘Jamais devemos culpar a mãe Eva, por pouco que seja’. (Journal of Discourses, 13:145) O Élder Joseph Fielding Smith disse: ‘Nunca classifico como pecado a parte que Eva teve na queda, tampouco acuso Adão de haver pecado. Isto foi uma transgressão da lei, mas não um pecado (…) pois era algo que Adão e Eva tinham que fazer!’” [Doutrinas de Salvação, 1:123–124] (A Liahona, janeiro de 1994, p. 79.) (Pérola de Grande Valor, Manual do Aluno, pg. 14)

5 de mar. de 2012

O que eu devo fazer para ser mais feliz?

Resposta Rápida
Para ser MAIS feliz você precisa ser MAIS obediente a Deus. Precisa, na realidade, guardar todos os mandamentos de Deus: exercer fé em Jesus Cristo, arrepender-se de todos os seus pecados e desejos iníquos, ser batizado e receber o dom do Espírito Santo - fazendo um convênio com Deus - e perseverar até o fim - sendo grato, humilde, fiel, nutrindo-se com a boa palavra, indo ao Templo, se santificando - servindo ao próximo - e fazendo tudo o que Deus ordenar.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Há felicidade
                Devido as pressões, catástrofes, ceticismo, maldade e tentações do mundo alguns são levados a pensar que não existe felicidade verdadeira. As escrituras, ao contrário deste pensamento, são claras ao ensinarem que há uma "felicidade que está preparada para os santos" (2 Néfi 9:43). Elas ensinam que há um "grande plano de felicidade" (Alma 42:8) e que os "homens existem para que tenham alegria" (2 Néfi 2:25). O propósito desta vida, portanto, é o de nos prepararmos para encontrar Deus e desfrutar de "um estado de felicidade sem fim" (Mosias 2:41). Este estado de felicidade infinita é chamado de Vida Eterna (GEE "Vida Eterna"). Aprendemos que o propósito de Deus é o de "levar a efeito a imortalidade e Vida Eterna do homem" (Moisés 1: 39).

Felicidade Eterna e Felicidade Hoje
                Embora  as inconstâncias desta vida mortal nos desmotivem, desanimem e nos encham de pesar - enchemo-nos de esperança ao entender que se nossas obras forem boas nesta vida seremos levantados "para a ressurreição da vida eterna e felicidade" no último dia (Mosias 16:1).
                Aguardamos com extrema ansiedade a felicidade eterna num tempo futuro, todavia entendemos que podemos desfrutar de paz e alegria durante a jornada mortal. Podemos ser felizes hoje! De fato lemos no Livro de Mórmon a respeito de um homem que sentiu uma alegria "tão grande que transbordou; sim, ele ficou tão enlevado na alegria de seu Deus que se lhe exauriram as forças (...) ora, não foi isto alegria extrema? Eis que essa é a alegria que ninguém recebe, senão o verdadeiro penitente e o que humildemente busca a felicidade." (Alma 27:17-18).
                O Salvador mesmo prometeu a seus discípulos que ficariam ainda vários anos na mortalidade: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (João 14:27).
                Mas como, então, obter essa "alegria extrema"? Como humildemente buscar a felicidade e recebê-la? Como obter a paz prometida pelo Senhor?

Compromisso
                As escrituras revelam que para obtermos felicidade precisamos nos comprometer a "dar ouvidos à palavra de Cristo" pois elas nos apontarão "um caminho reto para a felicidade eterna" (Alma 37:44). Parece que se não buscarmos essa felicidade agora, dando ouvidos a palavra de Deus não iremos, após essa vida, subitamente, desfrutar do que não plantamos neste mundo (Alma 41:4-5), por que a escritura diz que "virá o julgamento do Santo sobre [nós]; e então chegará a hora em que aquele que é imundo ainda será imundo; e aquele que é justo ainda será justo; e aquele que é feliz ainda será feliz; e aquele que é infeliz ainda será infeliz" (Mórmon 9:14).          Morôni reconheceu que devia "toda a nossa felicidade" que sentia em sua vida terrena a "observância da sagrada palavra de Deus" (Alma 44:5)

Iniquidade NUNCA será felicidade
                A noção de que "iniquidade nunca foi felicidade" (Alma 41:10) é de suma importância para acharmos uma fonte de alegrias duradouras. Iniquidade é a persistência no pecado. A luxuria, a ignorância, a maldade nunca resultam em algo bom - o prazer momentâneo que essas coisa oferecem é uma alegria artificial, passageira e falsa. O riso e a diversão do pecado são na verdade, um sopro de auto-afirmação desesperado. "Acontecer-lhes-á como ao esfomeado que sonha e eis que come, mas acorda e sua alma está vazia; ou como ao sedento que sonha e eis que bebe, mas acorda e eis que está fraco e sua alma sente apetite" (2 Néfi 27:3)

A Receita para ser feliz
                "Tornai-vos para mim e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos" (3 Néfi 24:11) - não é simples? A Receita para felicidade é ir à Deus. Fazemos isso buscando-o em oração; ouvindo os servos de Deus, os profetas; lendo as escrituras; sendo gratos; guardando os mandamentos; vivendo da melhor forma que conseguirmos. Isso exige uma mudança de carácter. É simples, mas não é fácil. É preciso sofrer as dores do arrependimento verdadeiro e contar com a ajuda da graça celeste para fortalecer-nos. 
                "Portanto, meus amados irmãos, eu vos suplico, com palavras solenes, que vos arrependais e que vos apegueis a Deus de todo o coração, como ele se apega a vós" (Jacó 6:5)
                É bom lembrar que Deus "nada faz que não seja em benefício do mundo; porque ama o mundo a ponto de entregar sua própria vida para atrair a si todos os homens [inclusive você]. Portanto a ninguém ordena que não participe de sua salvação." (2 Néfi 26:24) E também que Deus faz tudo para o bem e felicidade de seu povo (Helamã 12:2) - e isso inclui seus castigos (Helamã 12:3, 15:3; D&C 95:1)
                E como participar de sua salvação? Como podemos tornar a Deus? Como nos apegarmos a Ele do mesmo modo que Ele se apega a nós?
                Mais uma vez é muito simples: "E ordena a todos os homens que se arrependam e sejam batizados em seu nome, tendo perfeita no Santo de Israel, pois do contrário não poderão ser salvos no reino de Deus. E se não se arrependerem, não acreditarem em seu nome, não forem batizados em seu nome nem perseverarem até o fim, serão condenados, pois o Senhor Deus, o Santo de Israel, disse-o. Ele deu, portanto, uma lei" (2 Néfi 9:23-25).
                Esse compromisso com os convênios e palavra de Deus nos assegurarão a felicidade que buscamos. "Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos. Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis. Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta [isso me faz lembrar do Templo]. Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte." (Provérbios 8:32-36)
                Comprometer-se com o Senhor exige que façamos boas obras (o que, na verdade, é o meio de cumprir os convênios que fazemos com Ele):
                "Feliz é o homem que teme ao Senhor continuamente; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal" (Provérbios 28:14)
                "Feliz é aquele que se compadece dos pobres" (Provérbios 14:21)
                "O que atenta prudentemente para a palavra prosperará; e feliz é aquele que confia no Senhor." (Provérbios 16:20)
                "E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e, se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim. Oh! Lembrai-vos, lembrai-vos de que estas coisas são verdadeiras, porque o Senhor Deus as disse." (Mosias 2:41)

Caso você desfrute de alguma felicidade, você pode ser ainda mais feliz se guardar mais diligentemente os mandamentos de Deus. O primeiro passo é orar com mais fervor e buscar melhorar dia-após-dia. Esse processo chama-se santificação - e é o que as escrituras chamam de "nascer de novo" ou "tornar-se como uma criancinha" (http://lucasmormon.blogspot.com/2010/04/moises-659-60-nascer-de-novo.html)

Discursos:


A felicidade é sua herança:

Felicidade

Diversão e Felicidade

O Grande Plano de Felicidade